SouCuritiba Souvenirs

O SouCuritiba é um projeto de Economia Criativa que fomenta o desenvolvimento de souvenirs inovadores, em busca de novas oportunidades de negócios para produtores locais.

Este projeto começou a ser estruturado em 2012, a partir das oportunidades geradas pela Copa do Mundo FIFA, que foi um potencializador de fluxo turístico para a Cidade de Curitiba. Apesar de ter tido este evento como motivador, a intenção sempre foi que as ações realizadas não se restringissem a este evento, trabalhando para que seus resultados se tornassem um legado à sociedade.

O Projeto Souvenir Curitiba tem sua gestão compartilhada entre várias entidades parceiras. São elas o SEBRAE/PR, o Instituto Municipal de Turismo, a Fundação Cultural de Curitiba, a Universidade Federal do Paraná́, o Curitiba Convention e Visitors Bureau e o Centro Brasil Design.

O SouCuritiba é um projeto pioneiro no Brasil ao dar destaque para a importância do souvenir como produto associado ao turismo, dando prioridade para a inovação e o apoio à comercialização. Desta forma promove uma nova visão para este tipo de produto, como gerador de renda, promotor do destino e da cultura local e contribuindo para fazer de Curitiba a Cidade do Design.

O souvenir feito localmente atende à demanda dos turistas por objetos autênticos do lugar visitado, contribuindo com a economia local. Os participantes do SouCuritiba, chamamos de produtores ou empreendedores criativos e é um grupo composto de designers, artesãos, artistas, ilustradores, fotógrafos e diversos outros profissionais que tem a criatividade como seu principal capital.

Resultados

Sua originalidade e foco na criatividade e inovação para geração de oportunidades de negócios, fez com que o Ministério do Turismo reconhecesse o SouCuritiba como uma Boa Prática para o Turismo em 2015. Em 2018 recebeu a medalha de bronze na Categoria Design de Impacto Positivo do Brasil Design Award o concurso de design mais importante do Brasil.

Nossa atuação

Neste projeto somos responsáveis por toda a estruturação metodológica e pela coordenação técnica e execução de todas as edições até o momento. Isso envolve organizar e acompanhar todas as etapas do projeto e também realizar palestras e consultorias, além da comunicação visual e digital.

Saiba mais acessando o site oficinal do projeto:

www.soucuritiba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *