Bio

Um pouco sobre mim

Eu me chamo Izamara Carniatto. Sou uma designer de produtos que desde sempre gostou de escrever e pesquisar. Tive a sorte de ter professores que me estimularam a materializar aquilo que eu estudava e experienciava na universidade em textos, que foram publicados como artigos. Assim descobri o mundo acadêmico, que me levou ao Mestrado.

Ainda na Universidade eu fui bolsista num programa de extensão para cooperativas populares. Passei a pesquisar sobre economia solidária, comércio justo e consumo consciente. Temas que conflitavam com a perspectiva do consumismo atribuída ao design. Nesses questionamentos e na atuação com cooperativas de artesãos, descobri a interseção entre o design e o artesanato. Foi aí que encontrei meu caminho como designer.

Ao me aprofundar nos temas relacionados ao artesanato descobri a perspectiva da identidade local. Passei e buscar mais conhecimento sobre a cultura e suas manifestações, especialmente aquelas que se expressam em objetos. As cidades tornaram-se um ponto de interesse e me tornei cofundadora dos projetos TATO na Cidade e Rede Digital de Mapeamento de Singualidades Criativas Locais.

Profissionalmente me dediquei a diversos programas e projetos que ampliaram toda a minha visão sobre o setor do artesanato, que agora eu chamo de fazeres manuais. Ou seja, todo tipo de expressão manual convertida em objetos, tal como o artesanato, mas incluindo também as manualidade, a arte aplicada, ou ainda os objetos autorais. Todo esse grupo de atividades que se incluem na Economia Criativa, área em que me especializei.

Inquieta, estou sempre envolvida em diversos projetos ao mesmo tempo. Cocriar é um verbo que não existia, quando eu já cocriava e nem sabia. Atualmente as mídias digitais tem ampliado meus horizontes e me desafiado a realizar um podcast (TATO na cidade) e vídeos para o youtube (Canal Design Doing que é onde eu falo sobre design na prática, a partir das minhas invencionices).

Descobri que minha maior realização é contribuir para o desenvolvimento criativo das pessoas. Como consultora, conteudista e mentora para entidades como o SEBRAE, tive diversas oportunidades de atuar cocriando em projetos como Ñandeva – Programa Trinacional de Artesanato, SouCuritiba Souvenirs, Artesanato Parnanguara, Artesanato Missões, SouLondrina Souvenir Criativo, entre tantos outros.

Para saber sobre a minha versão mais formal, sugiro consultar meu Currículo Lattes.

Prêmios

>> Medalha de Bronze na Categoria Design de Impacto Positivo, Brasil Design Award – Associação Brasileira de Empresas de Design. 2018.

>> Prêmio de Tecnologia Sociais – Certificação da Metodologia de Oficinas Criativas, Fundação Banco do Brasil. 2011.

>> Primeiro lugar na Categoria Profissional com Projeto de Mobiliário para Dormitório da Movelaria Bresolin, no 5o Prêmio Design Movelpar, Senai-PR e Expoara. 2011.

>> Salão Nacional de Cerâmica – Finalista na Categoria Popular, Governo do Paraná, Secretaria do Estado da Cultura, Museu Alfredo Andersen. 2006.   

>> Prêmio Ecodesign – Finalista, Centro São Paulo de Design – FIESP. 2004.   

>> Salão Paranaense de Cerâmica – Finalista na Categoria Design, Governo do Paraná, Secretaria do Estado da Cultura, Museu Alfredo Andersen. 2004.