Cidades

Sempre gosto de pensar nas cidades como se fossem pessoas.

LANDRY, 2013

Cidade é o lugar onde construímos o cenário das nossas vidas cotidianas.

Onde as pessoas criam laços e comunidades. Onde expressamos nossas identidades e compartilhamos códigos de comunicação.

Conheça abaixo algumas ações relacionadas ao tema Cidades, nas quais tenho trabalhado ultimamente:

Projetos de Souvenirs

Souvenir é todo objeto que materializa uma experiência de turismo vivida numa cidade. Souvenirs são estratégicos para comunicar a cultura e as singularidades das cidades. Com design aplicado, podem ser objetos autênticos, criativos e inovadores. Exemplo de ação na área do turismo é o SouCuritiba Souvenirs, projeto que atudo desde a criação da metodologia, iniciada no ano de 2012, e na realização das 10 edições efetuadas anualmente desde então.

Este projeto já capacitou mais de 230 criativos, mais de 500 produtos criados, mais de 360 selecionados, cerca de 100 mil produtos vendidos gerando mais de R$ 1,5 milhão em vendas.

Em 2016 testamos a metodologia na cidade de Londrina/PR com o SouLondrina Souvenir Criativo. Em 2018 recebemos a medalha de bronze no Prêmio Brasil Design Award, na categoria Design de Impacto Positivo. Em 2022 o Projeto passou a ser um produto SEBRAE/PR e será expandido a todo o estado.

SouCuritiba é um projeto de economia criativa promovido do SEBRAE/PR em parceria com: Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Centro Brasil Design, UFPR e Convention e Visitors Bureau.

Saiba mais no site: www.soucuritiba.com

TATO é um projeto criado em 2019 por mim e pela Bella Torquato (@lugardabella). Nossa paixão por: cidades, criatividade e identidade nos uniu. Nosso objetivo é mostrar as cidades com olhar sensível, a partir das pessoas do lugar. Pretendemos mostrar o que os lugares tem de único para quem é de fora, e também promover o pertencimento para o cidadão.

Ações realizadas na cidade de Imbituba/SC através do Edital PROCULT. Conheça mais a primeira cidade com TATO e sobre a nossa proposta em:

www.tatonacidade.com.br e
@tatonacidade no instagram

A Rede de MAPEAMENTO DE SINGULARIDADES CRIATIVAS é uma plataforma que vai disponibilizar aos municípios um serviço inovador para ajudar os gestores públicos e investidores privados a tomar decisões eficientes e eficazes no fomento aos segmentos da economia criativa.

Metodologia criada em parceria com Gena Paladino. Testada como parte da estratégia para a revisão do Plano Diretor da cidades de Itaiópolis/SC em 2019. Em 2021 aplicamos a metodolovia como parte do Projeto de Revitalização do Cais Mauá na cidade de Porto Alegre/RS. Atualmente está em fase de análise para fomento pelo Programa Centelha São Paulo/2022.

Site em breve

Identidade Local e Iconografia

Oficinas, palestras e pesquisas iconográficas são ações que realizo para trazer a tona características da identidade das cidades. Formatar referências visuais nas quais os criativos podem se aprorpiar e usar em diversos setores como do turismo, da cultura, da economia criativa e do artesanato.

Entre tantasações realizadas jundo a diversas cidades destacamos como exemplo As Oficinas de Artesanato e Construção de Identidade nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu/PR.

Foram diversas ações realizadas em 9 municípios: Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Guaíra, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Santa Helena, Pato Bragado e Foz do Iguaçu.

A Metodologia foi Certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2011.

Saiba mais aqui:

De modo geral, todas a minha atuação profissional tem forte ligação com a identidade local. Veja outras experiências na área do design e dos fazeres manuais: