Oficinas de Identidade

Atividades realizadas em 9 municípios lindeiros ao lago de Itaipu. Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Guaíra, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Santa Helena, Pato Bragado e Foz do Iguaçu.

As ações foram parte do plano de trabalho do Ñadeva realizadas nos municípios brasileiros da sua área de abrengência. O objetivo era criar, de forma participativa, coleções temáticas das cidades para suprir a demanda interna por artesanato com referências locais. Auxiliar o artesão na interpretação de seu entorno, se inspirando neste contexto para suas criações. 

O método previa a definição do conceito e dos elementos para serem aplicados aos produtos de forma participativa. Assim o designer co-criava os produtos respeitando a especificidade de cada artesão. As coleções buscavam identificar o lugar e ser também atraente para a venda.

Parceiros: Ñandeva – Programa Trinaiconal de Artesanato, SEBRAE/PR, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Associações municipais de artesãos e Prefeituras Municipais.

Resultados

  • Foram desenvolvidas 11 coleções de produtos artesanais em 9 municípios (um município optou por ter 3 coleções)
  • Cerca de 100 artesãos capacitados e com novos produtos na composição do seu mix
  • Mais de 150 novos produtos criados
  • Valorização e visibilidade para os artesãos dentro da sua própria cidade
  • Disponibilização de desenhos e ícones relacionados à cidade para replicação pelos artesãos em produtos.
  • Reconhecimento nacional do método empregado pela certificação com tecnologia social da Fundação Banco do Brasil.
  • Finalista do Prêmio de Tecnologias Sociais em 2011
  • Registro em um livro de todo o processo e os resultados alcançados chamado de O Sol é Lindeiro.

Nossa Atuação

Realização de todas a etapas de execussão das atividades, desde o planejamento e o desenvolvimento da metodologia, diagnóstico, oficinas criativas, avaliação dos produtos, criação de identidade visual das coleções e evento de lançamento dos produtos.

Nos apaixonamos por este pedaço do Brasil, por cada história e cada artesão. Aprendemos e compartilhamos muito com este trabalho, que foi base para diversas outras ações realizadas posteriormente. Aprendemos principalmente que cada realidade tem sua beleza e é autenticidade o maior tesouro que estes artesãos possuem.