Ñandeva é um Programa de Artesanato, que nasceu em 2006 com a missão de contribuir com o desenvolvimento regional da triplice fronteira abrangendo Brasil, Paraguai e Argentina. Teve como principais premissas: o turismo, como pilar de sustentação econômica, a proximidade geográfica entre Argentina, Brasil e Paraguai e a pouca visibilidade da cultura regional.
Foram 25 cidades participantes nos 3 países.
Seus objetivos são:
- Fortalecer a identidade trinacional, através do artesanato;
- Gerar e transferir tecnologias aplicadas ao artesanato;
- Contribuir para a melhoria da qualidade do artesanato produzido na região;
- Buscar canais de comercialização dos produtos, gerando renda para os artesãos;
O Ñandeva possuiu um espaço físico pioneiro em programas de artesanato no Brasil, chamado de CCTA – Centro de Cultura e Tecnologia para o Artesanato, que contou com: Biblioteca, sala de Aula e Laboratórios de: Madeira, Cerâmica, Fios e Tecidos, Metais, Couro e Fibras.
Resultados
Durante sua realização o programa Ñandeva acumulou inúmeros resultados positivos e impalpáveis, muitos aprendizados e muitas práticas que se perpetuaram nas experiências subjetivas de todos que passaram por lá: funcionários, gestores, designers, artesãos e outros. o Ñandeva, acima de tudo, foi uma grande escola.
Suas ações proporcionaram concretamente:
- Aumento na RENDA dos artesãos
- Aumento do número de PESSOAS trabalhando com artesanato
- Melhor e maior oferta de PRODUTOS para venda, com características regionais
- Maior visibilidade da CULTURA regional
Recebeu os seguntes prêmios e reconhecimentos:
- Finalista do Premio INDEX 2004
- Premio Finep em 2005
- 2º Lugar no premio Finep em 2010
- Reconhecimento como um dos melhores programas de Artesanato nacionais pela FINEP em 2009
- Reconhecimento como um dos melhores Programa de Tecnologias Sociais em 2010 pelo MCT
- Certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2011 com projeto Oficinas de Artesanato e Construção de Identidade dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu
- Certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2015 com o projeto Pró-Artesão Programa de Desenvolvimento para Empreendedores Criativos.
Além de artigos científicos publicados em anais de eventos e produziu os seguintes livros:
- Elementos da Iconografia Trinacional
- Artesanato e Identidade Cultural
- O Sol é Lindeiro
Nossa atuação
Coordenação área de Design com ações junto aos artesãos nos municípios atendidos pelo programa no Brasil, Paraguai e Argentina. Desenvolvimento de presentes institucionais e brindes para eventos, produtos artesanais e industriais, material gráfico e de comunicação. Colaboração nas ações estratégicas, realização de eventos e exposições, entre outras ações de dezembro de 2006 a Fevereiro de 2009. De 2009 a 2013 nossas ações foram em formato de consultorias externas em oficinas, palestras e diagnósticos.